RCHLO renova sua identidade e desperta a atenção de novos consumidores

A Riachuelo cria de uma nova identidade para a marca 

RCHLO Logotipo-para-nova-loja-Riachuelo-Oscar-Freire
A nova loja está localizada na esquina mais fashion de São Paulo, na rua Oscar Freire com Haddock Lobo, seguindo um conceito inovador para a marca, também houve o lançamento da coleção Fashion Five. O projeto deu tão certo que hoje algumas lojas dos shoppings localizados na zona sul de SP já estão com a cara nova da RCHLO.
Segundo um estudo da Brand Finance Brasil, a Riachuelo foi considerada uma das marcas mais valiosas do Brasil, com um valor estimado em US$690 milhões, ela ocupa a 33ª posição do ranking. 
A nova identidade criada pelo designer Ricardo Vansteen, teve como finalidade acompanhar o plano de expansão da marca.
Atualmente são aproximadamente 22 milhões de clientes no cartão Riachuelo em 205 lojas espalhadas pelo Brasil. Para esse o ano a estimativa é de contemplar o público com mais 40 lojas, diz Flávio Rocha. 
A segmentação de marcas brasileiras, case como o da Riachuelo, é uma estratégia de comunicação, com foco na ampliação do mercado que a empresa possui atualmente. Esta divisão por linhas de produtos, criação de novas marcas, logos, localização estratégica de loja física, normalmente são decisões de negócios que se baseiam em pequisas de mercado baseadas nas necessidades desse novo consumidor, que está cada vez mais exigente. 
A ampliação das marcas, em busca de novos mercados, normalmente acontece para pequenas e médias empresas,  já que normalmente não possuem uma área de pesquisa e desenvolvimento ou P&D. Apenas empresas  marcadas pelas raízes empresariais, conseguem fazer desta área, o principal núcleo de inteligência com foco para ampliação de seus mercados.
Outro fator que impacta na ampliação de marcas dentro de uma estrutura empresarial é a falta de atenção para a necessidade de tal setor. Neste caso, o problema passa a ser da cultura empresarial e não apenas na limitação de recursos financeiros. 
É interessante olharmos essa movimentação do mercado FAST FASHION, que com a chegada de novas marcas, provocam a Inovação e faz com que empresas sólidas como a RCHLO conseguem sair da estagnação e movimentar o mercado como um todo.
Silvia Caruso 

Leave a comment